sexta-feira, 23 de novembro de 2012




Baton, Câncer??????????

O texto original surgiu em maio de 2003. A notícia se espalhou pelo mundo deixando muitas mulheres preocupadas: batom contém chumbo e chumbo causa câncer.

Algumas observações iniciais:

1. A mensagem diz que Chumbo é uma substância química. O chumbo é um elemento químiconão uma substância química.

2. Os preços mencionados encontram-se numa moeda desconhecida: HK$67... HK$9.9. Ou seria HKD, Honk Kong dollar?

3. O teste mencionado não serve para nada. Mesmo se você passar um pedaço de ouro sobre uma barra de chumbo (ou o contrário), nem o chumbo nem o ouro mudam de cor.

4. Segundo a mensagem, Quanto maior o conteúdo de chumbo, maior a chance de causar Câncer. A American Cancer Society diz que os estudos associando o chumbo aos diversos tipos de câncer não são conclusivos.
No artigo Lead in lipstick a Australian Consumers' Associationafirma que as marcas mais famosas de batons não trazem vestígios de chumbo, mas alguns fabricantes da Ásia, África e Oriente Médio ainda continuam a usar o chumbo em sua composição. O artigo não menciona quais as marcas e os países onde ainda se fabricam esses tipos de batom.

Tessa C. Mauricio, articulista do Manila Times, ficou preocupada ao descobrir que ela usava seis das nove marcas mencionadas na mensagem. Para tirar as dúvidas, ela se deu ao trabalho de investigar o assunto e, no artigo The lipstick scare de junho de 2003, ela afirma que não foi detectada a presença de chumbo nas marcas citadas na mensagem. Ela diz que não conseguiu encontrar o batom da marca Market America, mas que mandou analisar todos os demais.

Na verdade, o chumbo chegou a ser usado na composição de cosméticos, mas, hoje em dia, evita-se usá-lo até mesmo em artefatos de uso comum tais como jóias e utensílios domésticos, muito embora o acetato de chumbo seja usado em tinturas para cabelo.

Segundo o artigo Lead in Lipstick em 61% das marcas analisadas foi detectada a presença de chumbo em níveis superiores aos aceitos para a indústria de doces. Acrescenta que nos batonsL'Oreal Colour Riche "True Red," L'Oreal Colour Riche "Classic Wine," Cover Girl Incredifull Lipcolor "Maximum Red" e Dior Addict "Positive Red" foi detectada a presença de chumbo.

Chumbo não causa câncer, mas segundo o artigo Red Lipstick Spreads the Lead ele pode afetar diversos órgãos do corpo humano, particularmente o sistema nervoso. Pode causar anemia, prejudicar o cérebro e afetar os rins.

A versão original em inglês não faz referência a nenhuma 'autoridade' que daria respaldo à descoberta. Já a tradução portuguesa inclui o nome da médica Elizabeth Ayoub que nada tem a ver com a suposta descoberta. Diz ela:

"... não sei por que ou como isto foi divulgado. Jamais escrevi tal artigo... me ajudem neste desmentido."
Pois é isso aí. O nome da doutora Maria Elizabeth Ayoub chegou à mensagem ninguém sabe como.

O que diz a Avon
.

São Paulo, 16 de novembro de 2008

Sempre preocupada com o melhor atendimento de seu cliente, a Avon agradece a oportunidade de se manifestar neste canal de comunicação sobre o caso da Sra. Zilda Aparecida Petrucci Fernandes.

Há mais de dois anos tem circulado pela Internet uma mensagem que coloca em dúvida os consumidores sobre a possibilidade de existência da substância chumbo em batons de diversas empresas em dosagens que provocariam danos à saúde. Sobre esta questão, com intuito de esclarecimento à população, a Avon informa que são realizadas avaliações quanto à segurança toxicológica de todos os produtos comercializados, incluindo análise de níveis residuais de substâncias tóxicas na matéria-prima. A companhia conta com uma área de especialistas em Toxicologia in vitro e in vivo, localizada no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Suffern, nos Estados Unidos, que conta com mais de 300 cientistas.

Em relação à mensagem Cuidado com seu batom, ou Chumbo no Batom, não há base científica que suporte a afirmação. Também não há base técnica para o teste sugerido, afirmando que o escurecimento do material evidencia a presença de chumbo.

Normalmente a presença residual de chumbo, eventualmente presente em pigmento, está na ordem de ppm (Parte Por Milhão) e somente é possível de ser detectada por meio de instrumentação adequada (espectrometria de absorção atômica), não causando nenhum dano ao usuário deste tipo de produto.

O Brasil possui regulamentação específica que determina níveis de segurança para presença de resíduos de metais pesados (como o chumbo). A Avon cumpre integralmente as legislações local e internacional, assim como os fornecedores com os quais tem parceria.

Destacamos que estamos à disposição para esclarecer dúvidas relativas aos produtos e serviços prestados, bem como para receber sugestões, por meio do telefone 0800 708 2866 (0800 708 AVON), de segunda a sábado das 8 às 20 horas ou pelo site www.avon.com.br.

Atenciosamente,
Júlio Lopez
Gerente do Call Center

http://www.quatrocantos.com/lendas/174_chumbo_no_batom.htm 
Aposte no vermelho!!!

segunda-feira, 19 de novembro de 2012


Saúde

Pesquisa aponta a origem do tédio; saiba como se livrar dele

De acordo com pesquisa, o tédio tem a ver com o nosso estado de atenção
Todo mundo sabe o que é ficar entediado. Mas o que isso realmente significa? Cientistas da York University foram atrás dessa resposta e descobriram que o sentimento tem muito a ver com o nosso estado de atenção. As informações são do jornal Huffington Post.
Os resultados, publicados no jornal Perspectives on Psychological Science destaca alguns pontos sobre como o tédio se constrói.  O primeiro deles é que não conseguimos prestar atenção ao que está acontecendo dentro de nós – como o que estamos pensando ou sentindo – ou fora de nós – como o que está acontecendo ao nosso redor.
Essa incapacidade de se concentrar acaba tornando difícil a dedicação para uma tarefa, o que gera certo descontentamento. O segundo ponto é que sabemos que não conseguimos prestar atenção e, o terceiro, que não é necessariamente nossa culpa.
Pesquisas anteriores mostraram que se sentir entediado pode não fazer bem. Um estudo de 2010, publicado no International Journal of Epidemiology, relacionou o aumento do tédio ao risco de morrer mais cedo. Sendo assim, vale se livrar do tédio com exercícios que não só mantém a atenção como também prolongam o tempo de vida. O site do jornal reuniu algumas atividades que além de estimularem a disposição, podem trazer alguns anos a mais. Confira.
Suba as escadas
Em 2008, um pequeno estudo suíço concluiu que pessoas sedentárias que trocaram o elevador pelas escadas cortaram o risco de morte prematura em 15%. Outra pesquisa mostrou que subir 35 ou mais lances de escada por semana pode aumentar significativamente a longevidade quando se faz a comparação com quem sobe apenas dez lances no mesmo período de tempo.
Ande de bicicleta mais rápido
Andar de bicicleta é uma boa forma de inserir um pouco de atividade no seu dia, investindo um pouco de tempo ao ar livre. Mas fazer um exercício pedalando rapidamente pode ser ainda mais eficaz. Um estudo concluiu que homens que pedalavam mais rápido viveram cinco anos a mais do que aqueles que andaram devagar; enquanto as mulheres que aceleraram na bike viveram pelo menos mais quatro anos do que as demais.
Nade
Uma análise feita em 2009 mostrou que homens que nadaram com regularidade tiveram cerca de 50% menos risco de morte do que os sedentários.
Ande rápido
Um estudo feito em 2011 concluiu que as pessoas que naturalmente caminham em um ritmo de um metro por segundo, ou mais rápido, viveram mais que os mais lentos. No entanto, os especialistas alertam que o fato de andar rápido pode ser mais um indicativo de longevidade do que um fator para aumentar os anos de vida, uma vez que o próprio corpo naturalmente escolhe a velocidade mais adequada para cada um.
Malhe 15 minutos por dia
Muita gente pensa que para se manter disposto e em forma é preciso suar por pelo menos 30 minutos por dia, mas um estudo mostrou que este período pode ser ainda menor. A pesquisa concluiu que, quando comparadas aos sedentários, as pessoas que fizeram 15 minutos de atividade diária adicionaram três anos em sua expectativa de vida.
Aposte em atividades intensas
Atividades que exigem intensidade parecem ter mais poderes, de acordo com um estudo feito em 1995. Cinco dias por semana com caminhadas de 30 minutos adicionaram cerca de 1.5 anos de vida, enquanto exercícios intensos, como correr meia hora cinco dias por semana, acresceram aproximadamente 3.7 anos extras.
Fonte: Terra http://www.portalmidia.net/2012/10/pesquisa-aponta-a-origem-do-tedio-saiba-como-se-livrar-dele/#.UKqjj-R2x0g

Trabalhe com vendas diretas, também pode ser muito divertido e lucrativo!
Seja uma Consultora de Beleza Independente Mary Kay